MARROCOS: Por instruções do Rei, governo marroquino implementa amplo programa de ajuda às populações afectadas pelas condições climáticas severas

0
IMG-20260212-WA0139
Partilhe

Na sequência dos eventos climáticos excepcionais que atingiram o Reino de Marrocos nos últimos dois meses, Sua Majestade o Rei Mohammed VI instruiu o governo marroquino a implementar um programa abrangente de ajuda e apoio às populações afectadas e a estabelecer as medidas regulamentares necessárias para tais circunstâncias.


REDAÇÃO FD

Nesse sentido, o Chefe de Governo emitiu um decreto declarando esses eventos climáticos como catastróficos e designando os municípios das quatro províncias mais afectadas (Larache, Kenitra, Sidi Kacem e Sidi Slimane) como áreas de desastre.

O governo, nesse contexto, estabeleceu um programa de ajuda e apoio com um orçamento provisório de três bilhões de dirhams (mais de 276 milhões de euros), desenvolvido com base numa avaliação rigorosa e aprofundada da situação no terreno, bem como numa avaliação precisa das repercussões económicas e sociais desses eventos climáticos.

O programa em questão está estruturado em torno dos seguintes pilares:

  • Auxílio para realocação, reabilitação de moradias e pequenos comércios afectados e reconstrução de casas desabadas, totalizando 775 milhões de dirhams.
  • Auxílio e apoio em espécie para o fortalecimento das intervenções emergenciais no terreno, visando atender às necessidades essenciais e imediatas da população, no valor de 225 milhões de dirhams.
  • Auxílio para agricultores e pecuaristas no valor total de 300 milhões de dirhams.
  • Investimentos para a reabilitação de infraestrutura rodoviária e de irrigação, bem como de redes de serviços públicos básicos, no valor de 1,7 bilhão de dirhams.

O Rei Mohammed VI também instruiu o governo a garantir que este programa seja implementado de forma rápida e responsável, permitindo que os moradores das áreas afetadas retornem às suas condições normais de vida o mais breve possível.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página