MARROCOS: Rei Mohammed VI pede aceleração das reformas sociais e desenvolvimento territorial

Na abertura da primeira sessão do quinto ano legislativo, o Rei de Marrocos, Mohammed VI, proferiu um discurso na sexta-feira, 10 de outubro de 2025, no Parlamento, em Rabat, perante representantes eleitos de ambas as câmaras.
REDAÇÃO-FD
Num discurso centrado na consolidação do desenvolvimento territorial e da justiça social, o Soberano saudou “os esforços envidados para elevar o nível de desempenho da diplomacia partidária e parlamentar, a fim de melhor servir as Causas Superiores da Nação”, apelando para que esses esforços sejam realizados em cooperação com a diplomacia oficial.
Da mesma forma, o Rei Mohammed VI enfatizou uma visão integrada de desenvolvimento, rejeitando qualquer oposição entre projectos nacionais e programas sociais e enfatizando a melhoria das condições de vida dos cidadãos. Ele também reafirmou o desejo de “lançar uma nova geração de programas de desenvolvimento territorial para acelerar o progresso de um Marrocos emergente”, afirmando que “o verdadeiro indicador de progresso reside no nível de desenvolvimento local, reflectindo um Marrocos unido e equitativo”.
Além disso, o Soberano Marroquino apelou ao apoio e à comunicação dos cidadãos em torno das iniciativas empreendidas pelas autoridades públicas, ao incentivo às iniciativas e actividades económicas locais, à criação de empregos para os jovens, à promoção concreta dos sectores da educação e da saúde, bem como ao desenvolvimento das zonas montanhosas, que cobrem 30% do território nacional.