Ministro da Energia e Águas radiografa o funcionamento do sector à Província de Cabinda e garante dias melhores

0
IMG-20250227-WA0013
Partilhe

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, acompanhado com o seu pelouro, realizou ontem, 26, uma visita à província de Cabinda com o objectivo de avaliar a situação do fornecimento de energia eléctrica e água potável na região, além de acompanhar as acções em curso para garantir o fornecimento adequado desses serviços essenciais.


REDAÇÃO-FD

O Ministro começou pela Central Térmica de Santa Catarina, seguido pela subestação da ENDE do Sende e pelo Chibodo, conforme a agenda proposta pela Governadora Provincial, Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu.

O destaque da visita foi à Central Térmica de Malembo, a maior fonte de produção de energia eléctrica da província, com uma capacidade instalada de 145 MW. Borges, constatou o funcionamento da unidade, mas destacou a urgência da revisão capital da turbina número 1 e garantiu que está prevista a chegada de técnicos especialistas para realizar a revisão necessária. A recuperação da turbina 4 aguarda a importação de peças sobressalentes, com intervenção agendada para a segunda semana de março, com a meta de reduzir as actuais restrições de 20 MW.

João Baptista Borges também abordou a instalação de uma nova turbina, a turbina número 6, que aumentará a capacidade de geração da central em 25 MW adicionais, medida essencial para melhorar a disponibilidade de energia na província.

A instalação da nova turbina será complementada pela ampliação da subestação eléctrica de Malembo, com previsão de execução em breve.Em entrevista à imprensa, o Ministro justificou a dependência actual da província de Cabinda de centrais térmicas para a produção de elecricidade, destacando as características geográficas e a descontinuidade territorial da região.

No entanto, o Ministro garantiu que o Governo está avançando com os processos administrativos para a implementação de um parque fotovoltaico em Cabinda, com capacidade de 90 MWp e um sistema de armazenamento de energia de 25 MWh, complementado pela construção de uma linha de transporte de energia de 60 kV.Além disso, o Governo aprovou o projecto de construção de uma linha de transmissão submarina entre Soyo e Cabinda, com instalação a 220 kV e extensão de 120 km.

Esse projecto visa reforçar a capacidade de produção e garantir maior estabilidade e disponibilidade de energia eléctrica na região. Com a conclusão do cabo submarino, *Cabinda será integrada à Rede Eléctrica Nacional.

Durante sua visita, o Ministro também inspecionou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sassa Zau, localizada em Malembo, para avaliar o abastecimento de água potável em Cabinda e Cacongo.

O sistema de produção e distribuição de água encontra-se em pleno funcionamento, beneficiando cerca de 630.000 habitantes, com aproximadamente 30.000 ligações domiciliares realizadas em Cabinda e Cacongo. O Ministro destacou que a infraestrutura está pronta para expandir a sua capacidade, atendendo ao aumento populacional.

O governante também mencionou um trabalho em parceria com o Banco Mundial para a expansão da rede de abastecimento em Cabinda e na vila de Lândana.Em entrevista, o Ministro afirmou que a província está em boas condições no que se refere ao abastecimento de água, uma opinião também reforçada pela Governadora Provincial, que destacou que a maior preocupação dos munícipes diz respeito ao fornecimento de energia eléctrica que muito brevemente ficará resolvida.

Por fim, o Ministro visitou a ETA da Fortaleza, no município de Buco-Zau, para acompanhar o processo de reabilitação do Sistema de Água da Fortaleza e a expansão da rede de abastecimento no Belize. O Ministro observou a necessidade de electricidade e orientou a ENDE a actuar rapidamente para regularizar a situação da energia eléctrica naquela comunidade, a fim de garantir a execução das instalações e atender à demanda por serviços de água.

Esta visita do Titular do Sector da Energia e Águas reafirma o compromisso do Governo em melhorar os serviços essenciais de fornecimento de energia eléctrica e abastecimento de água, promovendo a transformação da realidade energética e hídrica da província de Cabinda e contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página