MINSA e UIP reforçam capacitação em Neurociências com apoio do Professor Fernando Cendes

0
IMG-20250707-WA0056
Partilhe

O Ministério da Saúde (MINSA), através da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (UIP), financiado pelo Banco Mundial, está a reforçar as acções de capacitação nas áreas de Neurociências, com destaque para a Neurofisiologia Clínica e a Neurocirurgia, como parte do esforço contínuo de fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde em Angola.


POR AFONSO EDUARDO

Entre os dias 8 e 13 de julho, o país contará com a visita do renomado especialista brasileiro Professor Fernando Cendes, uma referência internacional na área da epilepsia e da Neurofisiologia Clínica. A presença do Professor Cendes está integrada no Programa Nacional de Formação em Neurofisiologia Clínica, que tem como objectivo capacitar médicos internos, especialistas e outros profissionais de saúde pública nas áreas de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.

Durante a sua estadia, o especialista abordará temas constantes do plano de formação que engloba módulos como Eletroencefalografia, Eleneuromiografia, Polissonografia, Potencial Evocado visual e auditivo, bem como Monitorização intraoperatória. O programa formativo será de caracter intensivo, com aulas teóricas e práticas, nas instalações do Hospital Josina Machel, Hospital Geral Bispo Emílio de Carvalho, Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e Hospital Geral do Bengo, Reverendo Pereira Inglês, com sessões também no período pós-laboral, em regime “on job”, permitindo maior participação dos profissionais em exercício.

Reunião técnica preparatória no Hospital Josina Machel

No dia 7 de julho, o Coordenador Técnico do Programa de Formação, Dr. Job Monteiro, liderou uma reunião com a Direcção Pedagógica e dos Serviços de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Josina Machel.

O encontro visou alinhar os aspectos logísticos e pedagógicos da formação, bem como verificar as condições internas das unidades hospitalares. Segundo o Dr. Djamel Kitumba, a formação adoptará uma abordagem prática e aplicada, com impacto directo na melhoria dos serviços prestados.
A Dra. Elisa Inglês destacou a importância da capacitação para a valorização dos quadros e melhoria do atendimento aos utentes.

Dr. Job Monteiro reforçou que a iniciativa vem num momento estratégico e visa fortalecer os hospitais públicos, reduzindo a procura por cuidados em unidades privadas.

De lembrar que o encontro encerrou com uma ronda técnica às instalações do hospital para mapear os espaços onde ocorrerão as acções formativas.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página