MINSA recebe mais de 90 quilos de material hospitalar proveniente dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos procederam, no domingo, mais de 90 quilos de material hospitalar ao Estado angolano, desde paletes, caixas de meios médicos e medicamentos essenciais. Esta iniciativa visa reforçar o programa do MINSA sobre assistência médica e medicamentosa nos hospitais públicos.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
Trata-se do programa levado a cabo pelo Ministério da Saúde, que tem como objectivo melhorar os seus serviços,
especialmente nos níveis primário e secundário de atenção à saúde, de modos a permitir que a população em geral tenha acesso aos cuidados médicos considerados essenciais.
Na cerimônia de entrega e recepção do material doado, a titular do sector da saúde de Angola reconheceu o gesto do Governo dos Emirados Árabes Unidos como uma estratégia de modernizar a área que dirige. Sílvia Lutucuta adiantou que o MINSA continua a trabalhar para formalizar um memorando de entendimento com os Emirados Árabes Unidos, podendo expandir áreas de elevada complexidade como cirurgias cardíacas, transplantes, bem como a formação e capacitação dos quadros nacionais.

Em contrapartida, o Co-CEO da Burjul Holdings, Safeer Ahamed, explicou que esta doação inclui fármacos como antibióticos, analgésicos e medicamentos que vão servir para o tratamento de doenças crónicas, fortificando assim a cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos no ramo da saúde.
Importa recordar que a entrega destes materiais complementa uma doação anterior, em que Angola beneficiou de
25 ambulâncias oferecidas por este governo. Igualmente no domingo, Sílvia Lutucuta efectuou uma visita ao Centro
de Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos Essenciais (CECOMA).