Missão do PFRHS reforça formação em saúde no Moxico e compromisso com a cobertura universal

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS) está a realizar, desde segunda-feira (30), uma missão técnica de três dias na província do Moxico.
REDAÇÃO-FD
O objectivo é monitorar o progresso da formação de profissionais de saúde e fortalecer a articulação com autoridades locais.
A missão é liderada pelo Coordenador e Gestor Técnico do Projecto, Dr. Job Monteiro, e conta com uma equipa multidisciplinar composta por Dr. Djamel Kitumba, Especialista em Formação, Dra. Lúcia Chicapa, Especialista Social, Dr. Pierre Habimana (Ruanda), Especialista em Monitoria e Avaliação, Neusa Cumbe – Especialista de Comunicação assim como técnicos e assistentes da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), incluindo Dr. Adão Chimuange e Dra. Karen dos Santos.

“O balanço é positivo. Identificámos avanços significativos e também desafios que requerem atenção urgente , como o reforço da formação contínua dos profissionais, e melhorias pontuais de infraestrutura” afirmou Job Monteiro.
O foco da missão inclui também a avaliação do retorno e reintegração de profissionais de saúde formados no país e em países como Cuba, Portugal e Brasil.
Segundo o coordenador do projecto, é crucial garantir que esses quadros sejam inseridos de forma eficaz nos serviços locais, especialmente nos cuidados primários.

A província do Moxico conta actualmente com 91 médicos em formação especializada, muitos dos quais estão distribuídos por diferentes províncias do país.
A equipa avalia igualmente a possibilidade de implementação local do Programa Nacional de Especialização em Enfermagem, já em curso em outras províncias como Luanda, Huambo e o Bié.