PR INAUGURA O CINE ESTÚDIO-CENTRO CULTURAL “MUSSUNGO BITOTO”

0
Screenshot_20251010-191359
Partilhe

O Cine Estúdio Namibe completamente concluído e equipado, foi inaugurado e passa a ser chamado “Cine Estúdio – Centro Cultural do Namibe Mussungo Bitoto”.


O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, abriu um novo capítulo da vida cultural e social da província do Namibe, com a inauguração do Centro cultural.

Projectado pelo arquitecto português, José Botelho Pereira, em 1973, o edifício nunca foi antes concluído, pois, a sua construção, que teve início em 1974, foi interrompida no ano seguinte. A sua singular forma circular, que lhe valeu o apelido popular de “nave espacial”, tornou-se um marco emblemático na cidade de Moçâmedes. Recentemente foi classificado como património nacional, e hoje, Angola testemunhou a inauguração da imponente infraestrutura com capacidade para mais de 300 lugares no seu auditório.

Namibe ganhou hoje o Centro Cultural “Mussungo Bitoto”, como um espaço vivo, aberto a criação e debate, um lugar onde a cultura se faz cidadania, a arte dialoga com a memória, onde a juventude pode encontrar palco e cultura. O Centro vai acolher sessões de cinema, espetáculos e outras actividades artísticas, reforçando a oferta cultural para a população e colocando a província do Namibe na rota dos eventos culturais e artísticos do país.

O Batismo deste espaço com o nome “Mussungo Bitoto” simboliza um encontro entre o moderno e o ancestral, entre a estrutura do século XX e as tradições que cercaram os povos, é um gesto da continuidade da cultura e reparação histórica.

Durante o acto de inauguração, o Governador Provincial, Archer Mangueira, afirmou que o Cine Estúdio- Centro Cultural do Namibe “Mussungo Bitoto”, reforça o investimento na infraestrutura cultural da região e representa um novo tempo para a promoção da arte, da criatividade e do orgulho local.

A reconstrução deste novo ícone da cultura, foi reerguido (sem custos ao Estado), pela empresa Toyota Corporation, no âmbito da responsabilidade social.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página