Presidente angolano volta a reunir com o Chefe de Estado da República Democrática do Congo

Um encontro de trabalho teve lugar ao fim da tarde de terça-feira, em Luanda entre os Presidentes João Lourenço, de Angola, e Félix Antoine Tshisekedi, da República Democrática do Congo. A reunião entre os dois Chefes de Estado aconteceu no Palácio Presidencial, à Cidade Alta.
REDAÇÃO-FD
Em substância, tratou-se de uma diligência diplomática no quadro dos últimos acontecimentos tanto no terreno (deterioração acelerada da situação de segurança no Leste da RDC ) como no plano político-diplomático, onde se destaca a reunião do Conselho de Paz e Segurança da passada sexta-feira em Adis-Abeba, Etiópia.
O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, que resumiu aos jornalistas as razões da conversa entre os dois líderes, fez saber que a recente avaliação do evoluir da situação de segurança na região leste do Congo Democrático em Adis Abeba colocou a questão de se saber quais os passos a dar depois das constatações feitas.
Na parte oriental da RDC, refira-se, agudizaram-se as acções militares nas últimas semanas, com as forças do M23 a tomarem cada vez mais território, sendo o caso mais crítico a ocupação da cidade de Goma, capital da província do Kivu Norte.
De sublinhar também que o Presidente da República de Angola é o medianeiro designado pela União Africana para o conflito no leste da RDC. Além disso, João Lourenço é, desde sábado último, o Presidente em funções da União Africana, com um mandato que se estende até Fevereiro de 2026.