Presidente da república anuncia interesse da União Europeia financiar o corredor do Lobito e a inauguração para Setembro a Refinaria de Cabinda

0
jlo
Partilhe

Durante a intervenção do Presidente João Lourenço na V Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre na província de Benguela, anunciou que aumenta o número de investidores e países interessados em apostar no Corredor do Lobito e, dentre várias novidades foi anunciada a inauguração para Setembro, a inauguração da Refinaria de Cabinda.


POR AFONSO EDUARDO

João Lourenço fez saber que a União Europeia, anunciou, recentemente, a disponibilização de um pacote financeiro para reforçar o investimento nas áreas do comércio e investimento, formação profissional, transporte e património, pelo que o Presidente considerou fundamental apostar no capital humano, para que as políticas públicas alcancem as metas preconizadas. Por esta razão, disse JLO, a maior fatia desse financiamento será canalizada para o apoio ao ensino técnico profissional.

“Esta componente importante da implementação do Corredor do Lobito está em linha com a materialização do Eixo 3 do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 20232027, referente à promoção do desenvolvimento do capital humano, factor crucial para o progresso de Angola, na medida em que o investimento na profissionalização dos quadros nos vários domínios do saber irá permitir não só ganhos de produtividade, como também gerar oportunidades de carreira e, por sua vez, bem-estar social”, disse.
Ainda durante o mês de Agosto, será inaugurado e colocado à disposição da juventude, em particular do leste de Angola, o Polo de Saurimo e o Polo do Dundo do Campus Universitário da Universidade Lueji A’ Nkonda.

“A mesma atenção estamos a dedicar a outras infra-estruturas estruturantes indutoras do desenvolvimento nacional, como são os casos do Porto de Águas Profundas do Caio em Cabinda, da requalificação do Porto do Namibe, a inaugurar no decorrer deste ano, da construção e reabilitação de estradas nacionais e municipais em todo país, da melhoria e expansão das redes de telecomunicações, dos sistemas de abastecimento de energia e água, entre outras acções. Durante o próximo mês de Setembro vamos inaugurar a Refinaria de Cabinda, uma importante infra-estrutura para o desenvolvimento da província de Cabinda e do país em geral”, disse.

Depois de muitos anos paralisado, foi retomado o projecto de construção da refinaria do Lobito, que vai tirar o país da dependência da importação de refinados do petróleo, nomeadamente o gasóleo e a gasolina. Ainda em Benguela, o projecto das infra-estruturas integradas está a dar um novo rosto às cidades de Benguela, do Lobito e da Catumbela e há acções também de requalificação de outras sedes municipais em vários pontos do país.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

\
Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página