Presidente da República inaugura refinaria de cabinda

0
Screenshot_20250901-155439
Partilhe

A Refinaria de Cabinda foi inaugurada esta segunda feira, 1, pelo Presidente da República, João Lourenço. A unidade de refinação resulta de uma parceria entre as empresas Gemcorp (90%), enquanto investidor privado, e a empresa pública Sonangol (10%), num investimento global para a primeira fase que ascendeu a 473 milhões de dólares norte-americano. Concebida para atingir uma capacidade de processamento de 60 mil barris por dia, inicia as operações com 30 mil barris por dia na sua primeira fase.


No seu pronunciamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu que a Refinaria de Cabinda é um activo estratégico que reforça a segurança energética do país, cria emprego, valoriza a província de Cabinda e demonstra que o Estado angolano continua a guiar, com mão firme, o destino dos recursos minerais ao serviço de todo o povo angolano.

Diamantino Azevedo explicou que a Gemcorp não controla o petróleo nem [vai controlar] os derivados, apenas presta um serviço de refinação. O contrato está baseado num modelo de taxa de processamento, em que a Sonangol fornece o crude, que continua a ser sua propriedade, a refinaria processa e devolve os produtos refinados à Sonangol, cobrando apenas uma taxa de processamento.

“O que importa não é a fotografia accionista, mas sim o contrato que rege este projecto. Todos devem estar certos de que não há qualquer perda de soberania. O petróleo e os produtos refinados permanecem sempre sob controlo do Estado angolano. A verdadeira soberania não se mede em percentagens accionistas, mede-se na capacidade de decisão política e de regulação e isso está firmemente assegurado”, ressaltou o governante.

Por seu turno, a Governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, considerou o acto como “um momento único e ímpar, um sonho tornado realidade que vai garantir que os recursos naturais sejam transformados localmente, gerando empregos, renda e tecnologia e oportunidade de crescimento para todos”.

Para o Director da Gemcorp, Marcus Weyll, “ao erguer-se a Refinaria de Cabinda, agregam-se também conhecimentos, competências e futuro para as proximas gerações, valores” que, segundo o responsável, integram os pilares da empresa.

A Refinaria de Cabinda é a primeira construída de raiz após a independência. Emprega tecnologia moderna adaptada ao contexto nacional, vai gerar empregos, dinamizar a economia local e reduzir a dependência das importações.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página