Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde envia novo grupo de bolseiros para o Brasil

0
IMG-20250705-WA0015
Partilhe

O Ministério da Saúde, através da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), realizou no dia 4 de Julho de 2025, nas instalações do Instituto de Especialização em Saúde (IES), a cerimónia oficial de acolhimento dos profissionais bolseiros que partirão para o Brasil no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde, financiado pelo Banco Mundial.


A sessão foi presidida pelo Prof. Doutor Job Monteiro, Coordenador e Gestor Técnico do projecto, que destacou a importância estratégica desta iniciativa de capacitação internacional e os compromissos éticos e profissionais dos bolseiros, enquanto representantes da saúde no sector público em Angola e encorajou-os a regressarem como multiplicadores de conhecimento e futuros formadores no Serviço Nacional de Saúde.
Estiveram presentes diversos especialistas que orientaram os bolseiros sobre os principais aspectos da formação e suas responsabilidades entre estes, o Neurocirurgião Djamel Kitumba – Formação Técnica: regulamentos, cronograma e aspetos académicos, direitos e deveres dos bolseiros; Dra. Lúcia Chicapa – Apoio Social: Código de Conduta, ética, humanização e comportamento no exterior; Dr. Adão Pascoal – Gestão Financeira: uso racional do subsídio e educação financeira e a Dra. Isabel Agria – Ambiente e Responsabilidade Social: boas práticas e sensibilização ambiental.

A cerimónia incluiu a entrega de passaportes, a assinatura dos termos de compromisso, onde se destaca a obrigatoriedade de regresso ao país as províncias de origem, e mensagens institucionais de encorajamento aos bolseiros.
O grupo é composto por nove profissionais, oriundos das províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huíla e Huambo, que embarcam nos dias 5 e 6 de Julho para um programa de formação de até 2 anos em instituições de ensino superior de excelência no Brasil.

As áreas de especialização incluem Pediatria Ortopédica, Ciências Farmacêuticas, Radiologia, Hemoterapia, Fisioterapia, transplante de órgãos entre outras prioritárias para o país.

Este projecto, aprovado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, representa um marco inédito na qualificação dos quadros da saúde em Angola e está alinhado com os compromissos da Cobertura Universal de Saúde e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página