Quem quer a cabeça do deputado Milonga Bernardo?
Milonga Manuel Bernardo, Militante do partido MPLA, membro do Comité Central do partido e deputado à Assembleia Nacional pelo grupo parlamentar do partido maioritário em Angola, é visto, durante as plenárias, programas televisivos e radiofónicos como um cidadão que defende os interesses do país e do seu povo, em harmonia com as linhas de orientação do maioritário e do seu Presidente.
POR ISIDRO KANGANDJO
É assim que, na senda do combate à corrupção e da impunidade levado a cabo pelo Líder do Partido, usou os microfones da TPA onde era comentador residente no programa Matabicho, na Revista de imprensa da Tv Zimbo e em demais espaços cívicos entre eles, o do Miguel Neto para mostrar o seu descontentamento.
Nascido na província do Uíge e crescido em Luanda, município do Cazenga, o político Milonga é um dos jovens que mesmo sendo militante do Partido que governa, não se despia da cidadania batendo-se de frente contra o esquema de corrupção que assolou o nosso país e, estando alinhado com a nova dinâmica do Partido e do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, uma bandeira hoje apoiada por todos.
Recentemente, durante o debate parlamentar que abordava sobre fake News, o deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, solicitou um ponto de ordem onde de forma subtil questionou o seu homólogo Milonga Bernardo que, há cinco anos, terá dito num programa de Miguel Neto que “os que estavam no governo eram gananciosos” e faziam do erário um teka-wey o que fez com que alguns Programas do Executivo não fossem cumpridos, uma provocação aplaudida pelos deputados da UNITA. Tudo indicava um KO técnico do deputado Nelito ao deputado Milonga. Porém, sem desmentir a questão Milonga Bernardo respondeu:
“Senhor Deputado, eu agradeço o teu ponto de ordem e deixa-me dizer o seguinte: Não tenta distorcer o discurso de um militante do MPLA, alinhado ao combate à corrupção, é somente isso. Ainda bem que fê-lo cá. Foi uma abordagem plenamente alinhada com o discurso da liderança e do programa do meu governo, combate à corrupção”, respondeu o deputado.
A ideia primária era desequilibrar o deputado do Grupo e criar uma roptura com os seus camaradas mas parece que a provocação oxigenou Milonga Bernardo que no final deu um check mate não só ao seu colega como a todo grupo parlamentar da UNITA que foi inconstada à parede, sem citar nomes fez três perguntas cirúrgicas sobre afirmações públicas enganosas do líder da UNITA, o que gelou a Grupo Parlamentar da UNITA.
Nota positiva à solidariedade do Grupo Parlamentar do MPLA por ter aplaudido após o Milonga Bernardo ter respondido Nelito Ekuikui, o que demonstra uma sintonia e camaradagem com os seu Deputados.
O Jovem Deputado está entre os mais interventivo da sua bancada, e dos que mais incomoda a oposição tal como António Paulo, Esteves Hilário, Nvunda Salukombo, Osvaldo Caculo e Elizandra Wassuka. Por um lado, soube o Factos Diários que o ataque verbal entre Milonga e Nelito é antigo, por causa dos encontros constantes nos debates dos órgãos de Comunicação Social antes e durante as eleições de 2022, onde cada um apresentava a linha de pensamento do seu partido.
Afinal de contas, quem quer a cabeça do deputado Milonga Bernardo? Enquanto a missão falha, o político vai construindo caminho da simplicidade, defesa pelos interesses do país e do partido assim como na academia onde possui duas licenciaturas em História e Direito, Mestrando em Ciências Jurídico-política pela faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, Advogado, jornalista e professor de profissão.