Raxio contrata gestora da IBM Angola, Maria Miguel Pinto para liderar expansão do Data Centre

0
IMG-20250728-WA0008
Partilhe

O Grupo Raxio, operador de data centres com a maior presença em África, nomeou Maria Miguel Pinto como Diretora-Geral da Raxio Angola, reforçando a sua equipa de liderança com uma das mais destacadas executivas do sector digital no país.


REDAÇÃO-FD


Maria Pinto junta-se à Raxio proveniente da IBM, onde desempenhava funções como Diretora-Geral da IBM Angola. Anteriormente, ocupou cargos de liderança tecnológica no sector bancário, incluindo o de Diretora de Sistemas de Informação (CIO) do Banco de Fomento Angola (BFA), uma das maiores instituições financeiras do país.


Com uma experiência de 15 anos na implementação de soluções tecnológicas empresariais em diversos sectores, traz consigo uma combinação única de visão estratégica, competência operacional e conhecimento profundo do contexto local.
“Esta é uma oportunidade entusiasmante para contribuir para o futuro digital de Angola num momento de grande dinamismo”, Maria Pinto. “A missão da Raxio de fornecer infra-estruturas de classe mundial em toda a África está totalmente alinhada com a minha paixão por usar a tecnologia para promover um crescimento inclusivo, com foco no desenvolvimento de um ecossistema digital local mais forte e resiliente.”


O Grupo Raxio é o principal fornecedor africano de data centres, garantindo alta fiabilidade e serviço ininterrupto, mesmo durante operações de manutenção, em total conformidade com os padrões Tier III. Os seus centros de dados abrangem o Uganda, Etiópia, Moçambique, República Democrática do Congo e Côte d’Ivoire, estando uma nova instalação prestes a ser inaugurada em Angola e outra em desenvolvimento na Tanzânia. As instalações de colocação neutras em relação aos operadores permitem à Raxio servir uma vasta gama de empresas, oferecendo flexibilidade e poupanças ao interligar-se com múltiplos fornecedores de serviços de internet e telecomunicações.


Enquanto Diretora-Geral, com efeitos imediatos, Maria Pinto será responsável por todas as vertentes do negócio da Raxio em Angola, incluindo a relação com clientes, alinhamento regulatório e crescimento estratégico. A sua nomeação representa um marco importante na preparação da Raxio para expandir a sua presença em Angola, apoiando a rápida diversificação económica do país, do petróleo para a infraestrutura digital.
“Maria traz uma combinação rara de conhecimento técnico, visão de negócio e uma compreensão profunda do panorama digital e económico de Angola”, afirmou Robert Skjødt, CEO do Grupo Raxio. “A sua liderança será fundamental para o nosso sucesso enquanto expandimos as operações e apoiamos a evolução digital do país.”


SOBRE O GRUPO RAXIO:


O Grupo Raxio é o principal operador africano de data centres Tier III, neutros em relação a operadores. Estamos comprometidos em oferecer serviços de colocação e conectividade de classe mundial, apoiando a transformação digital de África através da disponibilização de soluções de infraestrutura de dados modernas, eficientes, fiáveis e sustentáveis, que promovem o crescimento económico e a inclusão digital em todo o continente.

O Grupo Raxio tem actualmente instalações operacionais no Uganda, Etiópia, Moçambique, República Democrática do Congo e Côte d’Ivoire, com entrada iminente em Angola e instalações em desenvolvimento na Tanzânia.

Estamos constantemente a expandir a nossa presença, com vários novos centros planeados nos próximos anos, criando uma rede interligada de data centres para responder à procura activa e latente no continente africano.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página