Reforço à Resposta à Cólera: Governantes Avaliam Acções em Curso em Benguela

Grupo Técnico Multissectorial de Resposta à Cólera do Ministério da Saúde e o Ministério da Energia e Águas assim como as autoridades nacionais e provinciais reuniram-se esta sexta-feira, em Benguela, para avaliar os avanços das acções de resposta ao surto de cólera que afecta a província.
REDAÇÃO-FD
A sessão foi orientada pelo Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior, e contou com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, e do Secretário de Estado para as Águas, Eng.º António Belsa da Costa, entre outros responsáveis governamentais e parceiros internacionais, como a OMS e a UNICEF.
Durante o encontro, foi sublinhado o esforço coordenado dos sectores da Saúde, Águas, Ambiente e Acção Social no fornecimento de água potável, instalação de infra-estruturas sanitárias e acções de sensibilização comunitária.
O Secretário de Estado para as Águas destacou que, no âmbito da resposta nacional à cólera, o Grupo Técnico Multissectorial para o Tratamento das Fontes, Abastecimento e Monitorização da Qualidade da Água Potável, coordenado pelo Ministério da Energia e Águas (MINEA), tem vindo a implementar acções de emergência em Benguela e noutras províncias afectadas pelo surto.

Até ao momento, estão disponíveis 33 reservatórios de água para a província de Benguela, dos quais 2 já foram entregues. O governante informou ainda que outros equipamentos encontram-se em trânsito e que foi reforçada a distribuição de hipoclorito de cálcio, comprimidos Aquatabs e 100 bases para latrinas, como parte das medidas urgentes em curso no terreno.
As equipas técnicas realizaram visitas às comunidades beneficiadas com tanques de água tratada. A Ministra da Saúde apelou à população para preservar os equipamentos instalados e elogiou o trabalho articulado entre os diversos sectores envolvidos.
Esta acção integra-se no Plano Nacional de Reforço ao Combate e Prevenção da Cólera, com enfoque na protecção da saúde pública e na ampliação do acesso à água segura.