Unidade de Implementação do Projecto e Representantes do Banco Mundial reúnem para avaliar o progresso do formação de profissionais da saúde

A Unidade de Implementação do Projecto “Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola” (ID Nº P180631) realizou, no dia 16 de Outubro de 2025, uma reunião de trabalho com representantes do Banco Mundial, nas futuras instalações internas do Ministério da Saúde.
REDAÇÃO-FD
O encontro teve como objectivo avaliar o progresso do projecto, discutir desafios administrativos e operacionais e preparar os próximos passos, com destaque para a missão técnica do Banco Mundial, agendada para Novembro de 2025.
A reunião presidida pelo Gestor Técnico, Dr. Job Monteiro, contou com a presença do Dr. Humberto Cossa, representante do Banco Mundial, que felicitou a equipa do projecto pelo êxito alcançado na recente cerimónia de outorga dos especialistas em Medicina Geral e Familiar.
O Dr. Humberto Cossa destacou o evento como um marco importante, reflectindo o impacto directo do investimento do Banco Mundial no reforço dos recursos humanos para a saúde. Afirmou ainda que o resultado representa “a longa caminhada de uma equipa dedicada, cuja entrega já está a produzir impactos visíveis nas comunidades”.
Job Monteiro, Coordenador da Unidade de Implementação, agradeceu a presença da missão do Banco Mundial e sublinhou o envolvimento directo da Ministra da Saúde, que, na manhã do mesmo dia, liderou uma sessão interna com a equipa técnica. Esta sessão teve como objectivo analisar os pontos fortes e fracos da cerimónia de outorga e definir os próximos passos estratégicos, com enfoque no reforço dos cuidados primários, na gestão e integração dos novos especialistas e na consolidação dos ganhos alcançados.

Ao longo do encontro foram ainda debatidos temas estruturantes, como a contratação de especialistas em áreas prioritárias, nomeadamente no combate à violência baseada no género; a capacitação contínua dos recursos humanos no sector da saúde, conforme previsto no Plano de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS); bem como a avaliação interna dos processos administrativos que suportam o projecto de formação.
O encontro serviu ainda como plataforma para alinhar expectativas e abordar o programa da missão técnica do Banco Mundial, prevista para Novembro.