Vandalismo causa prejuízo superior a 50 milhões de dólares no MINEA: Francisco Furtado afirma envolvimento de agentes da Polícia Nacional
Os actos de vandalismo praticados por elementos ainda por se identificar causasam ao sector da Energia e Águas um prejuízo superior a 50 milhões de dólares durante o ano de 2025.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
Os dados foram avançados pelo coordenador da Comissão Interministerial de Combate à Vandalização de Bens Públicos, Francisco Pereira Furtado, em entrevista aos órgãos de Comunicação Social.
Francisco Pereira Furtado, o também ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República explicou que foram extraídas das torres de transporte de energia eléctrica mais de 130 mil cantoneiras em todo o território nacional como consequência destes actos de vandalismo.
As torres de transporte de energia não é apenas uma acção de vandalismo. O ministro afirmou existir envolvimento de agentes da Polícia Nacional, que duram o exercício das suas funções cobram valores aos cupapatas para facilitar a passagem de grandes quantidades de cantoneiras, facto que constitui um crime à luz da Constituição da República e da lei, segundo especialistas.