XIV Congresso do partido do Galo Negro arranca hoje para eleição de Massanga Savimbi ou reeleição de ACJ

0
IMG-20251128-WA0010
Partilhe

Arranca hoje, sexta-feira, o XIV Congresso Ordinário da UNITA, que prevê, até domingo, eleger o presidente que nos próximos anos vai dirigir os destinos do maior partido da oposição em Angola.


POR KAMALUVIDI BALTAZAR

O Congresso que decorre sob lema ” Unidos para a Alternância, Estabilidade e Desenvolvimento” vai decorrer durante três, novamente 28, 29 e 30 de novembro, a ter lugar no Complexo Sovismo, em Viana. Cerca de mil e 200 delegados a nível das 21 províncias do país e provenientes da diáspora participam nesta assembleia.

Entre Rafael Massanga Savimbi, candidato número 01, e Adalberto Costa Júnior, candidato número 02, os delegados poderão “escolher” o próximo presidente ou, como também pode acontecer, a reeleição de Adalberto Costa Júnior na Presidência da UNITA, partido fundado por Jonas Malheiro Savimbi, em 13 de março de 1966.

Durante a sua campanha eleitoral, ACJ, o presidente cessante, prometeu reformas dentro do partido e união com outros partidos na oposição, tendo em consideração as eleições gerais de 2027, como as suas principais linhas de combate, ao passo que o filho de Sabimbi, Rafael Massanga, defendeu uma renovação total na organização, sendo que apostar na juventude também poderá ser uma das suas prioridades, caso um dos candidatos conquista o maior número de votos.

Recorde-se que o caça-votos terminou oficialmente na última quarta-feira, 26 do corrente mês. O processo eleitoral, de acordo com a Comissão Organizadora, vai ser analisado por 21 observadores, entre os quais 18 a nível nacional e outros três internacionais, estes que fazem parte da sociedade civil.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página