DELEGAÇÃO PARLAMENTAR AUSCULTA COMUNIDADE ANGOLANA EM CUBA

Num gesto de proximidade, a delegação parlamentar angolana encabeçada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, conviveu e auscultou, neste domingo, 14, a comunidade angolana residente em Cuba. Uma iniciativa promovida pela Embaixada de Angola, sob a liderança de Carlos Cruz Sardinha.
Na ocasião, a líder parlamentar dirigiu uma mensagem de encorajamento e exaltação patriótica aos cidadãos angolanos na diáspora e ressaltou o “importante” significado da visita realizada a Cuba, no quadro nas celebrações dos 50 anos da independência nacional de Angola.
Informou os presentes sobre as grandes realizações em curso no país com vista a celebrar condignamente a data, com inaugurações de infra-estruturas e a promoção de conferências sobre os desafios do futuro, a importância do desenvolvimento do potencial humano nacional ,desenvolvimento económico e social e outras iniciativas culturais e políticas.
No que concerne às relações de cooperação com Cuba, a responsável referiu que este país deixou uma marca “indelével” ao afirmar-se como um “grande exemplo de solidariedade fraterna” no processo de libertação e proclamação da independência nacional de Angola.
Recordou que ambos os países mantêm uma cooperação estratégica assente em vários domínios, como da saúde, da educação, do ensino superior, da construção e da cultura. Evidencia-se o legado da cooperação cubana na reconstrução e modernização da Pátria angolana.
ESPAÇO DE INTERACÇÃO
Carolina Cerqueira, imbuída do espírito de representante do Povo, no âmbito do trabalho com as comunidades no exterior , uma das funções do parlamento, abriu um espaço de interacção com os seus concidadãos, que apresentaram várias preocupações relacionadas com vulnerabilidades sociais e económicas, que ameaçam a conclusão dos estudos de alguns universitários, maioritariamente dependentes financeiramente das suas famílias.
Consta ainda entre as preocupações dos estudantes aferir a real situação de oportunidades de emprego em Angola para os quadros recém-formados, sobretudo no ramo da saúde.
Os deputados esclareceram as dúvidas expostas durante o encontro e solidarizaram-se com os jovens, pelo que se comprometeram a advogar a seu favor para a resolução das dificuldades apresentadas. Porém, incentivaram-nos a adoptarem uma postura de resiliência face às adversidades.
A presidente da Assembleia Nacional fez-se acompanhar por uma delegação composta pelos deputados Manuel Dembo, Carla de Sousa, Helena Marciano, Alcides Sakala, Benedito Daniel e pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.
Durante a visita oficial a Cuba, que terminou este domingo, 14, Carolina Cerqueira foi recebida pelo Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, manteve conversações oficiais com seu homólogo, Esteban Lazo Hernández, no Capitólio Nacional, prestou homenagem ao nacionalista José Martí e visitou importantes centros científicos e culturais em Havana.