Quintino Moreira diz não ao “votou sentou”

Num discurso proferido na tarde de hoje, 17, na província de Malanje, no âmbito da sua jornada de mobilização face às eleições gerais, o Presidente da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, repudiou a actitude de alguns partidos e individualidades que proliferam a ideia do “votou sentou”, pelo que, os qualificou de oportunistas.
Por Joaquim Paulo
“O que deve ser feito é votar e ir para a casa, aguardar os resultados”, foi nesses termos que o Presidente daquela força política começou por discorrer sobre a ideia de permanecer no local de voto após o exercício da cidadania. Quintino Moreira, entende que a ideia apregoada por estes é uma ‘autêntica armadilha’, por ‘incitar’ um clima de guerra.
Na visão do político, os “oportunistas” podem fazer com que o país volte a pegar às armas, tal como em 1992, no conflito pós eleições. “Não vamos permitir que isso aconteça, quando há guerra quem sofre é povo”, acrescentou, para depois apelar à sua massa militante a não aderir ao referido acto.

No que a mensagem eleitoralista diz respeito, Quintino Moreira apresentou, aos seus potenciais eleitores, o programa de governação do APN, onde ‘jurou’ electrificar Malanje em toda sua extensão, caso vença as eleições de 24 do corrente mês.
Vale ressaltar que, a jornada do partido APN, na terra da Palanca Negra, começou nas primeiras horas de hoje, pelo que, o Presidente teve um momento de conversa aberta com a massa juvenil daquela província, autoridades tradicionais e outras individualidades. A mesma caravana desloca-se, hoje, à província do Uíge onde dará o segmento da sua jornada política.